Cultura de Doação

por | Maio 15, 2019 | Cultura

Falar sobre cultura de doação é importante para inspirar hábitos mais solidários na nossa população. O Brasil segue ocupando uma posição muito baixa no Ranking Mundial da Solidariedade (World Giving Index), realizado anualmente pela organização britânica Charities Aid Foundation. Nos últimos dois anos, o país despencou da 75ª para a 122ª posição, ficando em último lugar em toda América do Sul.

E a doação para universidades é mais rara ainda por aqui. Existem alguns exemplos respeitáveis, como os fundos Amigos da Poli (USP) e Endowment DIREITO GV (FVG), mas o grande exemplo ainda são as universidades americanas como Harvard e Yale, com patrimônios somados em mais de 80 bilhões de dólares, vindos em boa parte de ex-alunos destas instituições.

Segundo o World Giving Index, o brasileiro ainda tem muita desconfiança do trabalho de ONGs pela falta de transparência na gestão e notórios casos de má conduta. Além disso, a filantropia em educação sempre foi ligada a instituições religiosas e a caridade como um todo é vista como um esforço pontual em casos de calamidades, como enchentes. Mudar isso demanda um esforço coletivo contínuo de instituições idôneas e a Associação Fundo Areguá faz parte desta construção com muito orgulho.

“Investir na educação do aluno é o que vai trazer retorno para Santa Casa tanto no ponto de vista assistencial, quanto no científico. A produção de conhecimento é o maior capital da instituição”, diz Dra. Daniella Bomfim, ex-aluna da FCMSCSP e conselheira do Areguá.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

E você, está esperando o que para doar?

Leia Mais

Thaís Chicorski, seria uma bolsista do Areguá e passou a ser doadora.

Uma bolsa de estudos que virou uma doação

Leia Mais

Relatórios de Atividades

Leia Mais