Cultura de Doação

por maio 15, 2019Cultura

Falar sobre cultura de doação é importante para inspirar hábitos mais solidários na nossa população. O Brasil segue ocupando uma posição muito baixa no Ranking Mundial da Solidariedade (World Giving Index), realizado anualmente pela organização britânica Charities Aid Foundation. Nos últimos dois anos, o país despencou da 75ª para a 122ª posição, ficando em último lugar em toda América do Sul.

E a doação para universidades é mais rara ainda por aqui. Existem alguns exemplos respeitáveis, como os fundos Amigos da Poli (USP) e Endowment DIREITO GV (FVG), mas o grande exemplo ainda são as universidades americanas como Harvard e Yale, com patrimônios somados em mais de 80 bilhões de dólares, vindos em boa parte de ex-alunos destas instituições.

Segundo o World Giving Index, o brasileiro ainda tem muita desconfiança do trabalho de ONGs pela falta de transparência na gestão e notórios casos de má conduta. Além disso, a filantropia em educação sempre foi ligada a instituições religiosas e a caridade como um todo é vista como um esforço pontual em casos de calamidades, como enchentes. Mudar isso demanda um esforço coletivo contínuo de instituições idôneas e a Associação Fundo Areguá faz parte desta construção com muito orgulho.

“Investir na educação do aluno é o que vai trazer retorno para Santa Casa tanto no ponto de vista assistencial, quanto no científico. A produção de conhecimento é o maior capital da instituição”, diz Dra. Daniella Bomfim, ex-aluna da FCMSCSP e conselheira do Areguá.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Alunos Bolsistas de Medicina pelo Fundo Areguá

Processo para Bolsas de Estudo de Medicina 2022

Leia Mais

Alunos Bolsistas de Medicina pelo Fundo Areguá

Classificação dos candidatos para as bolsas restituíveis 2021

Leia Mais

Alunos Bolsistas de Medicina pelo Fundo Areguá

Processo para Bolsas de Estudo de Medicina 2021

Leia Mais